A Polícia Civil, por intermédio da DP Camaquã, na manhã de hoje (09/09/2025), deflagrou a Operação Catfishing, destinada a combater o chamado “golpe dos nudes”.
O chamado “golpe dos nudes” consiste em uma prática criminosa em que os estelionatários criam perfis falsos em redes sociais e aplicativos de relacionamento, utilizando fotos de mulheres para atrair vítimas, em geral homens. Após trocas de mensagens íntimas e eventualmente o envio de imagens, os criminosos passam a exigir dinheiro das vítimas, sob ameaça de divulgar o conteúdo para familiares e amigos, caracterizando assim crime de extorsão praticado no ambiente virtual.
A ação contou com a participação de 51 policiais civis de diversas regiões, que cumpriram 10 mandados de busca e apreensão em 8 cidades (Camaquã, Tapes, Arambaré, Guaíba, Porto Alegre, Alvorada, Encruzilhada do Sul e Mariana Pimentel), utilizando 18 viaturas.
Como resultado, foram apreendidos celulares, documentos utilizados na prática do golpe, além de cocaína e uma arma de fogo (revólver).
Uma pessoa foi presa em flagrante por crime de posse irregular de arma de fogo.
A operação representa mais um esforço da Polícia Civil no enfrentamento a golpes praticados de forma virtual, que vitimam pessoas em diversas regiões do Estado.